A soja pode ser atacada por pragas durante todos os seus estágios de desenvolvimento. As pragas iniciais da cultura, que atingem as lavouras logo depois do plantio, podem surgir até 30 dias após a semeadura e causar danos significativos ao longo da safra. 

Segundo a Embrapa, as chamadas pragas iniciais são organismos que atacam a soja durante a germinação das sementes. Entre as mais comuns, destacam-se a lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus), coró (Phyllophaga cuyabana), piolho de cobra (Julus hesperus), caramujo (Gastropoda), lesmas (Veronicella spp.), grilos (Anurogryllus muticus), gafanhotos (Schistocerca spp.), tamanduá (Sternechus subsignatus) e vaquinha (Cerotoma arcuata).

Conforme explica o pesquisador Crébio José Ávila, em publicação da Embrapa, uma lavoura afetada pelas pragas iniciais da soja sofre inúmeros prejuízos, uma vez que podem causar danos severos à semente em germinação e até mesmo às plântulas, dependendo do grau de vigor da planta, ocasionando a redução do estande e, consequentemente, da produtividade

É importante destacar que o manejo dessas pragas deve começar antes do plantio, pois algumas delas estão associadas à cultura precursora da soja. Os exemplos incluem lagartas de Spodoptera frugiperda, lesmas, caracóis e o tamanduá-da-soja, que atacam a parte aérea das plantas. 

Plantio Direto e as pragas iniciais da soja

Apesar de o cultivo da soja no sistema de plantio direto (SPD) oferecer inúmeras vantagens, ele pode favorecer o aparecimento das pragas iniciais da soja. Como o solo não é revolvido com grade e/ou arado, pode ocorrer o surgimento de corós, insetos que se alimentam de raízes ou até mesmo dos nódulos de fixação biológica de nitrogênio, podendo acarretar em perdas na produção. 

Contudo, segundo um artigo da Revista Visão Agrícola — publicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) —, com uma abordagem integrada, é possível controlar os insetos de forma natural. Isso porque muitas das práticas associadas ao SPD promovem o equilíbrio biológico, diminuindo a incidência de pragas e aumentando a tolerância das plantas a elas.

Para que o manejo seja eficiente, o artigo sugere a associação de diferentes práticas, priorizando métodos naturais e agroecológicos, como: 

  • Diversificação de culturas
  • Cobertura do solo
  • Controle biológico
  • Monitoramento constante

Ao adotar essas abordagens, o ambiente se torna menos propenso ao desenvolvimento de pragas, facilitando o controle e promovendo sua sustentabilidade

Manejo das pragas iniciais da soja

Conforme destaca a Embrapa, o manejo das pragas iniciais da soja é realizado por meio do tratamento de sementes ou de pulverizações, que devem ser aplicadas no sulco de semeadura ou na parte aérea das plantas de soja. 

O especialista Crébio José Ávila alerta que os problemas com essas pragas começam com a presença de lagartas na cultura de cobertura do solo. Nesse caso, é necessário realizar a dessecação com herbicida, no mínimo, 20 dias antes da semeadura

Portanto, o ideal é que, antes da semeadura da soja, seja feita uma vistoria no interior e na superfície do solo para detectar a presença de pragas iniciais e mantê-las longe da sua lavoura. 

 

Gostou deste tema? Clique aqui e confira outros artigos sobre o agronegócio e o universo da soja! Veja também os nossos conteúdos exclusivos no Instagram, Facebook e YouTube.

Para encontrar a semente ideal para a sua área, acesse o portfólio 2024/2025 da Neogen.

A ferrugem-asiática da soja e os desafios da safra 2023/2024 - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] vazio sanitário é uma das medidas fitossanitárias previstas no Programa Nacional de Controle da Ferrugem […]".
Técnicas e recomendações para combater as plantas daninhas da soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] isso, quando falamos do manejo de doenças, pragas e daninhas, sempre devemos lembrar que o uso de sementes certificadas e de variedades recomendadas para cada região sojícola é […]".
Biotecnologia: o que é e qual a sua relevância para a soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] alguns casos, o produtor reduz significativamente o uso de químicos, o que ainda contribui para uma produção mais sustentável para o meio […]".
Saiba mais sobre controle de qualidade de sementes de soja - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Nesse sentido, uma das etapas mais importantes da safra é a escolha das sementes. Em nosso blog, você já conferiu um conteúdo que aborda alguns detalhes para se atentar ao escolher a cultivar de soja ideal: clique aqui para rever. […]".
Por que a produtividade da soja varia? - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Clique e confira mais informações sobre Neoguia, uma ferramenta inovadora que agiliza o dia a dia … […]".
Perdas na colheita da soja: como evitá-las? - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Além disso, é de suma importância o uso de sementes certificadas, livres de patógenos e desenvolvidas com controle de qualidade. A escolha da semente ideal é a origem do bom andamento da safra. […]".
Conexões que geram resultado na safra 2023/2024 - Blog Neogen sementes: Blog Neogen sementes said: "[…] Clique aqui e confira um artigo completo que te ensina como aproveitar as possibilidades de Neoguia. Acesse neoguia.online e experimente agora mesmo! […]".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Tags

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter

    Sugestão de tema

      Assine nossa newsletter